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Planejamento de Marketing Digital

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Oi, leitor Aplinno,

Para início de conversa vamos entender o que é Plano de Marketing Digital. Vamos nessa?

De forma sucinta, plano de marketing digital é a direção das ações de marketing de uma empresa. Tudo que esta empresa pretende realizar no ambiente digital; ou seja, é a construção da estratégia de marketing. É nesse momento que os objetivos são estabelecidos e a maneira de como concretiza-los é definida.

Vale ressaltar que cada empresa tem suas particularidades mercadológicas e que estas devem ser levadas em conta na criação da estratégia de marketing. Vejamos algumas possíveis maneiras de montar um plano de marketing:

Definir os objetivos

Definir o ou os objetivos de um plano é de suma importante e, esses objetivos podem ser de diferentes tipos. Uma vez que os objetivos maiores dependem do cumprimento de várias pequenas metas; são os famosos objetivos principais e secundários.

Além de pensar em sua logística de execução, pensar no prazo também é de suma importância. Portanto, um planejamento bom é aquele que se atenta aos objetivos de curto, médio e longo prazo.

Errar na definição dos objetivos pode comprometer toda estratégia, uma vez que, esse é o primeiro passo de um plano de marketing. Sua significância é imensurável.

KPIs – Indicadores-chave de Performance

Então, o que é KPIS?

KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance. Pode-se dizer que é a maneira de medir se uma ação ou conjuntos de iniciativas estão efetivamente atendendo aos seus objetivos.

Bom, tenha em mente que, antes de qualquer coisa ele tem que estar ligado ao seu objetivo; caso queira mais visitantes para seu site, Facebook ou Instagram.

Os KPIS são totalmente ligados as suas metas por um simples motivo; são eles que vão mensurar o desempenho de cada um de seus objetivos, ou seja, indicadores errados mostram performances erradas.

Mais para facilitar na sua escolha trouxemos cinco bons KPIS!

1. Poder ser mensurado:

Pode até ser uma coisa óbvia mais tenha certeza que para escolher um KPI  ele precisa estar disponível para que eles possam ser analisados e mensurados pela sua equipe.

2. Ele é importante para sua base de negócios:

Os KPIs mostram se suas estratégias principais estão tendo resultados, ou não, ou se seus objetivos bases estão sendo atingidos.

Se começar a expandir o seu negócio e ele estiver tendo esse crescimento em potencial o seu KPI deve está te mostrando que você realmente está crescendo, caso contrário, é melhor rever suas informações.

3. São relevantes?

Com certeza os dos maiores erros são escolhas de indicadores que não servem para nada, os chamados indicadores de vaidade, ou seja, aqueles dados que não te informam resultado, mas quase sempre te fazem feliz.

Por exemplo, investimento em campanhas nas redes sociais que ocasionam um número maior de seguidores, curtidas e compartilhamentos. Entretanto, esses tipos de indicares não vão te dar informações ou resultados concretos. Eles apenas parecem importantes, apenas!

4. Faça escolhas inteligentes:

Dados e informações são a base das suas boas escolhas. O seu indicador-chave precisa te ajudar a escolher e tomar atitudes inteligentes; pois, do que adianta ter toda base de dados se elas não te ajudam ou não dão uma base para qual será o melhor caminho para sua empresa?

5. Tenha periodicidade:

O KPI precisa ser avaliado e mesurado constantemente, pois, esse acompanhamento é que vai te fazer entender mais ou menos o que funciona ou o que não funciona para a sua empresa.

Persona

O que é persona?

Uma persona é um perfil ou representação semi-ficcional que representa o cliente ideal para uma empresa, ou seja, é um personagem criado para ajudar a sua empresa a entender melhor quem é seu cliente e necessidade dele.

Exemplo de persona:

Renata Monteiro, 25 anos, graduada em Publicidade e Propaganda. Solteira e mora sozinha, tem uma vida profissional ativa; trabalha muito. Seu foco maior é adquirir conhecimentos para agregar valores a sua vida profissional.

O que é um público-alvo?

Trata-se de um grupo específico de consumidores que, geralmente, são grupos que detém a mesma semelhança em compras ou em consumir algum serviço de uma determinada empresa. Por isso, ele deve ser o foco das ações de marketing e venda de sua empresa, uma vez que, esses estão mais dispostos a adquirir os produtos ou serviços que o seu empreendimento oferece.

Seu público-alvo pode ser definido de várias maneiras, porém, alguns elementos, são importantes. A saber:

    • Gênero
    • Idade
    • Como eles compram
    • Como eles consomem
    • Classe social
    • Localização
    • Condição econômica
Qual a diferença entre persona e público-alvo?

O público-alvo tende a ser muito mais amplo e não informa sobre hábitos e características de uma pessoa específica. Essa é a principal diferença entre um e outro.   Observe os exemplos abaixo.

Persona: Carlos Araújo, 40 anos, é diretor de marketing de uma grande empresa nacional. Solteiro com filhos e, tem uma renda mensal de R$35.000. Mora em Salvador e possui muito tempo para navegar na internet por lazer.

Público-alvo: Diretor de marketing entre 21 e 35 anos que moram em capitais do Brasil. Trabalham em grandes empresas e não gastam muito tempo na internet para lazer. A renda mensal deles está entre R$ 15.000 a R$ 58.000.

Como criar uma persona?

Não dá, simplesmente, para criar uma persona a partir de palpites, para que uma persona seja de total qualidade é necessário que você realize no mínimo uma pesquisa ou entrevista com clientes e prospects.

 

Por hoje, leitor Aplinno, terminamos.

Agradecemos a leitura e até a próxima.

#aplinnoAgênciadeInovaçõesAplicada


Paixão pela arte chamada "Inovação".

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