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PHILIP KOTLER: O GURU DO MARKETING

PHILIP KOTLER: O GURU DO MARKETING

QUEM É

Philip Kotler é considerado o mercadólogo mais importante da história, nasceu em 1931. O pensador já ganhou o prêmio de maior especialista na prática do marketing e em 2008 o jornal Wall Street o declarou como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios.

Philip Kotler publicou sua primeira obra em 1967, tempo em que as ações de marketing ainda não eram tão conhecidas pelo mercado. O autor criou a expressão “demarketing”, que significa um elemento de marketing que tem o objetivo de persuadir o consumidor que almeja adquirir o produto ou serviço. Outra expressão que foi criada por ele é o “marketing social”, é a utilização do marketing na propagação de ideias uteis que satisfaçam as necessidades da sociedade.

Philip Kotler prestou consultoria nas áreas de planejamento estratégico, marketing internacional e estratégias para grandes empresas como: IBM, Motorola e Bank of America. Essas consultorias seriam relacionadas às áreas de estratégia de marketing, planejamento e organização e marketing internacional.

Alguns conceitos que são utilizados no marketing, foram divulgados por Kotler, como o marketing estratégico, a segmentação do mercado, posicionamento das marcas e o estudo do comportamento do consumidor.

KOTLER NO MUNDO DO MARKETING

“Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”

Kotler acreditava que o Marketing estava estritamente ligado à economia e não só apenas pelo preço, mas também pela demanda que sofria alterações devido aos canais de distribuições.

O ponto mais acentuado pelo economista era de que o lucro estava ligado ao bem estar do consumidor e da sociedade, sendo assim o marketing não só deveria ser parte da estratégia de qualquer empresa como deveria ser o centro da mesma.

Uma contribuição importantíssima de Kotler para o mundo do marketing foi a expansão do conceito de marketing que deixou de ser apenas uma ferramenta de venda para ser um processo maior de comunicação com os clientes.

Podemos dizer que Kotler que deu a importância ao marketing? Porque antes dele o  marketing não era considerado um trabalho de importância nas instituições como é hoje. Ele moveu o marketing das operações das empresas para o centro das estratégias de vendas e gestão.

Então, ele dizia que o foco das empresas deveria estar mais centrado na satisfação dos clientes e nos benefícios ofertados do que no preço e distribuição do produto em si. Assim, novas estrategias e abordagens foram criadas.

Você já ouviu falar em  Marketing Social e Demarketing? Estes são conceitos que foram desenvolvidos por Philip Kotler. Marketing social por exemplo, é a teoria de que o marketing pode ser usado pra induzir mudanças de comportamentos que poderia beneficiar comunidades. Já o Demarketing é referente a controlar (diminuir) a demanda quando ela está alta.

 

CONCEITOS DE MARKETING POR KOTLER      

Talvez você esteja estudando ou aplicando conceitos de marketing que foram desenvolvidos por Kotler e não sabe. Vamos ver alguns?

– POSICIONAMENTO

É como você se destaca entre os outros concorrentes, mostrar o seu diferencial.

– SEGMENTAÇÃO

É ter a noção de que o seu produto não consegue servir a todos os clientes mantendo um padrão de satisfação. Daí vem a importância de ter um público alvo pra estreitar a relação com pessoas que possuem necessidades e características semelhantes à empresa.

– MARKETING 1.0

É o lucro proveniente do serviço de boa qualidade que é ofertado. É o que mais é aplicado por empresas.

– MARKETING 2.0

É mais elaborado e  se dá a partir do esforço das empresas em saber com quem estão se comunicando e para quem estão produzindo para então, conseguir oferta-los da melhor maneira e atendendo as necessidades de seus clientes.

– MARKETING 3.0

É a consciência de que precisa muito mais do que vender o melhor produto. É querer vender o produto para um mundo melhor. Fazer do mundo um lugar melhor

 

OS ENSINAMENTOS DE KOTLER

 

  1. Com o Marketing contemporâneo, criar uma relação com o consumidor deve ser mais importante do que apenas vender, pensando sempre em uma forma de que sua marca e o consumidor cresçam juntos. Philip Kotler já dizia há muito tempo que contar histórias que conectam é uma das melhores maneiras de construir relacionamentos bons e duradouros com seu público alvo.
  2. Isso porque é a conexão, a empatia, a identificação com uma boa história que faz com que o potencial consumidor torne-se um cliente, se relacione com a sua marca. Segundo a lição do pai do marketing, você deve mostrar ao seu potencial cliente que você não está interessado em, apenas, vender, mas sim em trazer soluções que podem fazer o mundo um lugar melhor. Apesar de Philip estar no mercado há anos, sendo um dos percursores do marketing “tradicional” ele continua em atividade e se renovando junto ao setor. muitos não sabem, mas não é porque ele veio do marketing tradicional, que ele não indica as ações no marketing digital.
  3. Kotler não é daqueles conservadores, mente fechada, por isso eles transcende ao seu tempo, continuando muito atual em suas lições e ensinamentos. Além disso, Kotler afirma que acompanhar a reputação de uma marca na internet é algo de primeira necessidade, pois isso mostra que a empresa é presente e preocupada em oferecer a melhor experiência aos seus consumidores. Essa simples afirmação guarda alguns pontos importantes. Primeiro, nesse mundo tecnológico em que vivemos, a velocidade das apresentações de coisas novas e transformações, é enorme. Por isso, nós corremos mais riscos a cada dia que passa, caso não nos esforcemos em inovar tudo isso em conjunto, faz com que haja maiores possibilidades de encantar o consumidor, o impulsionando para a decisão de compra. Não tem jeito, para continuar evoluindo e vivendo nesse mercado, é obrigatório trazer soluções novas, compatíveis inclusive com o comportamento do consumidor, que se renova de forma constante. Mesmo que os produtos tratem de “velhos problemas”, trabalhar novas abordagens e apresentações das soluções é o segredo de negócios que perduram em atividade, fazendo sucesso no mercado.

 

Por hoje, leito Aplinno, terminamos.

Agradecemos a leitura e até a próxima.

#aplinnoAgênciadeInovaçõesAplicada


Paixão pela arte chamada "Inovação".

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