fbpx

MARKETING DIGITAL: ORIGEM, CONCEITO E VANTAGENS.

MARKETING DIGITAL: ORIGEM, CONCEITO E VANTAGENS.

Então, leitor Aplinno,

Vamos fazer uma maratona sobre o Marketing Digital com  três blogs post explicando com detalhes tudo que é preciso saber . Estão prontos?

Dar uma característica ou conceituar o marketing digital é uma tarefa difícil, porém não é impossível; por que com o passar dos anos o marketing digital se tornou um universo gigantesco e cheio de possibilidades. A maioria das vezes quando as pessoas pensam em marketing digital vem à palavra divulgação – não que você esteja errado em pensar assim – porém, o marketing é muito mais que uma postagem em determinada rede social ou site. Para início de conversar vamos falar, primeiramente, da história do marketing digital. Vamos lá!

HISTÓRIA

Na década de 90, quando os computadores passam a ser mais acessíveis à população, ocorre em conjunto a este fenômeno a expansão da internet. Este canal de interação, conforme o passar do tempo deixa de ser percebida apenas como uma simples ferramenta de pesquisa e passa a ganhar uma conotação e importância na vida das pessoas, ao que tange facilitação de informações, interação com pessoas, ruptura das barreiras geográficas; bem como, uma comunicação mais livre.

Diante de tamanha evolução, a internet passa a ser vista também como uma ferramenta que possibilita e facilita os negócios e a comunicação mercadológica. Atualmente, de maneira rápida e prática a internet modifica e aproxima a relação das mídias tecnológicas com o público; diante desta lógica, percebe-se que a barreira entre produtor e consumidor deixa de existir. Com uma comunicação mais ativa, bem como o uso intensificado da internet e a facilidade de se fazer negócio por meio dela, é que surge o conceito de marketing digital.

Marketing digital é o próprio marketing tradicional atrelado à internet. O marketing digital surge como uma necessidade de criar estratégias de divulgação de empresas, produtos e serviços; aproxima, de maneira flexível, os consumidores e as empresas, além de aumentar a abrangência de uma marca. Então, em outras palavras, o marketing digital torna mais fácil tanto a compra como a venda de produtos e serviços.

Ufa…

Entendeu mais ou menos a história desse gigante?

O QUE É MARKETING DIGITAL?

Bom! Após essa breve introdução histórica, agora, você deve está se perguntando como definir o marketing digital, né?

Para Philip Kotler, considerado o pai do marketing, marketing é:

Resultado de imagem para Philip Kotler

“o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Pode-se dizer que este não é um conceito absoluto, pois cada empresa adota uma maneira de se relacionar com o marketing digital, dessa forma, criando conceitos baseado na maneira que a empresa trabalha.

Para Demerson Reis, gestor da Aplinno, por exemplo, marketing digital é um processo sistematizado voltado à resolução de um objetivo final. Diante do exposto e para ficar amarradinho, podemos concluir que marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing que se adaptaram as mídias tecnológicas que surgiram e surgem na internet.

Após entender o conceito de marketing digital, vamos às vantagens.

VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL

Interatividade

Podemos dizer que a principal vantagem do marketing digital é a interatividade que ele tem com o público.

As empresas agora podem fazer campanha e ações da sua empresa e atrair o consumido de qualquer lugar; seja eles nas redes sociais, motor de buscar, site ou qualquer outra canal de marketing. Com isso ficou muito mais simples alcançar o seu comprador, porque agora além da facilidade de alcança-lo, ele também pode propagar sua marca para outras pessoas com um só click.

Analisar e mensurar

Esse ponto aqui é muito curioso, observe:

Com certeza você, caro leitor, em algum momento da sua vida já pegou uma folheto ou cartão de visita passando de carro e ou no ônibus, ou até mesmo quando estava andando na rua; nesses contextos, obviamente, você já se deparou também com vários outdoors, certo?

Eu posso garantir que muitas dessas empresas que usam esses canais de marketing tradicional perderam muito dinheiro em ações ineficientes. Sabe por quê?

Simples. Porque, através desses canais essas empresas não podem mensurar os seus resultados, uma vez que, não é possível perceber o retorno dessas campanhas. Por exemplo:

Sua empresa coloca um outdoor na avenida mais movimentada da cidade onde mora. Tudo bem! Mas como você vai saber se seus clientes estão indo até sua empresa porque eles viram aquele outdoor ou por outro canal de interação?

Essa é a grande arma do marketing digital; podemos mensurar todos os nossos resultados sabendo de onde estão saindo os clientes em potencial, não importando onde suas campanhas são feitas, ou seja, facebook, google, site, enfim, sempre teremos a obtenção e análise de dados.

Mais oportunidades para as empresas

Com o marketing digital a logística da distância entre você e seu cliente mudou bastante e para melhor. Isso por que você sendo uma pequena, média ou grande empresa, sendo assim, realizando boas campanhas pode atrair consumidores de qualquer lugar do mundo.

Todo mundo ganha! O consumidor afinal ganha, porque eles vão ter a oportunidade de conhecer mais empresa e, mais oportunidade de se identificar com algumas delas; e, você empresa, pode aumentar sua autoridade digital atingindo todos os públicos por diversos canais digitais.

Direcionamento

O grande diferencial do marketing digital é que as empresas têm meios de atrair e conquistar as pessoas certas no momento certo, ou seja, a pessoa que tem o perfil ideal para adquirir seu serviço ou produto.

A grande jogada é que além de você economizar dinheiro, você deixa de gastar com pessoas que não tem interesse em seu serviço ou produto e, além disso, você pode também conhecer melhor o seu público alvo e se dedicar mais a conquistá-lo.

Por hoje, leito Aplinno, terminamos.

Agradecemos a leitura e até a próxima.

#aplinnoAgênciadeInovaçõesAplicada


Paixão pela arte chamada "Inovação".

Comments

  1. […] as pessoas que possuem a falsa ideia de que Marketing, Publicidade e Propaganda são as mesmas coisas por estarem na área de comunicação; e, por sua […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de ajuda?