Marketing Digital: Coisas que nunca te contaram

Marketing Digital
Então caro leitor,
Vou mostrar nesse texto um pouco sobre marketing digital. Espero que ajude você.
Por mais que o marketing digital esteja ligado a qualquer tipo de aparelho eletrônico utilizado para vender ou anunciar um produto ou serviço, cada canal, cada mídia, tem sua peculiaridade. Quando me perguntam o que é Marketing Digital: marketing digital é um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultado online e offline para empresas, marcas e pessoas.
Fácil não é mesmo?
Então, temos uma definição simples e prática da real utilização do que se trata marketing digital. Essa modalidade de marketing é de grande ascensão nas empresas, uma vez que, muitas fazem apenas utilização dele. Vender é vender! É entregar um serviço ou produto em troca de dinheiro, mas saber vender já é outra história. Então, mais importante que saber o significado, é entender a diferença entre cada um dos canais que fazem parte do marketing digital e saber utilizar o melhor de cada um. Quando se trata de marketing digital, é importante entender que, acima de tudo, ele é um conceito dinâmico. As ações de marketing digital são responsáveis por potencializar o engajamento, tanto para ajudar a converter o tráfego que está no seu site em consumidores, como também, para auxiliar a empresa a fidelizar os visitantes do site.
Para quem não está familiarizado pode parecer complicado, mas tenho certeza que com o nosso conteúdo e um pouco prática, você dominará todos os principais conceitos.
Agora vamos continuar e aprender como fazer marketing digital?
MARKETING X PUBLICIDADE X PROPAGANDA
Existem as pessoas que possuem a falsa ideia de que Marketing, Publicidade e Propaganda são as mesmas coisas por estarem na área de comunicação; e, por sua vez, há quem defina todos como segmentos direcionados a venda. Na verdade, um é ferramenta do outro e juntos formam uma ótima equipe de trabalho.
Primeiro, vamos conceituar MARKETING que é uma área de estratégias. A palavra marketing deriva do inglês MARKET, que significa mercado. Assim, podemos dizer que é um estudo dos diferentes caminhos que as empresas podem seguir para lidar com o imenso mercado. Nada acontece no marketing se antes não for pensado e elaborado com cuidado.
É como se o marketing fosse um navio cargueiro que leva com ele muitos outros pontos importantes para o direcionamento da comunicação. Desses pontos podemos destacar alguns como: a logística e a distribuição – que cuida do produto desde a linha de produção até a entrega final –; o relacionamento com todos os Stakeholders – um diálogo direto com aqueles que interessam ao negócio – e também os canais de venda – onde e quem venderá o produto –.
Estamos entendidos? Agora, vamos partir para os outros conceitos.
A Propaganda é o conceito mais palpável dos três. É o que todos nós conseguimos ver todos os dias na televisão, nos outdoors nas ruas, nos panfletos, nos ônibus e agora mais do que nunca, na internet!
A etimologia da palavra propaganda nos ajuda muito a compreender do que se trata. Propaganda vem de propagar, multiplicar, espalhar; sendo assim, tornar um produto alvo de cobiça dos olhares atentos. O objetivo aqui é influenciar o público alvo.
Já a Publicidade, de uma forma bem simples, quer dizer tornar público e, o foco aqui também é estimular a ação de compra; digo também porque parte da publicidade tem o propósito de elaborar uma identidade e “cara” ao produto, coisas que o tornarão facilmente identificáveis pelo público. Muito da publicidade acontece por meio das assessorias de imprensa, divulgações em mídias sociais e também em eventos para marca se tornar pública e assim visível.
MARKETING 4.0
Você pode até não saber o que é Marketing 4.0, mas tenho certeza que sente todos os efeitos e o consome sem saber. Estamos na era da revolução da internet, momento da economia digital, com isso, as empresas estão focando em suas evoluções e transformações na internet para um melhor desenvolvimento de seus negócios.
Em uma entrevista para o portal Mundo Marketing, Philip Kotler nos apresentou uma definição: “o Marketing 4.0 trata da revolução digital. As empresas continuarão a fazer marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas o marketing digital (mídias sociais, mobile e internet) aumentará. As empresas precisam saber como misturar e conectar seu marketing tradicional e seu marketing digital”.
O marketing tradicional não morre com o “advento” do Marketing 4.0, as empresas precisam se reinventar, adicionar novas estratégias às antigas e, se atualizar. A máquina digital não para! É constante e é a partir dessas novas tendências de consumo que as ferramentas precisam ser pensadas e utilizadas.
O marketing vem mudando de tempos em tempos nosso cenário atual, com isso, existe vários desafios para as empresas, tais como, chamar a atenção dos clientes, visto que muitas das mídias tradicionais não estão mais funcionando. Antigamente se você comprasse um produto ruim, essa sua insatisfação não chegaria a cidade ao lado pela dificuldade da transmissão da informação.
Hoje se você compra um óculos e vem arranhado, você provavelmente vai abrir o seu facebook e escrever um texto sobre a sua insatisfação com a empresa e ir no instagram postar a foto do produto.
É provável que você utilize o seu celular, mesmo dentro da loja e pesquise sobre o produto, suas avaliações, etc. Quantas vezes você não vestiu uma roupa, tirou uma foto e mandou para algum amigo ou familiar avaliar e te dar uma opinião?
Ou seja, antigamente a empresa que tinha o poder em mãos. Mas, hoje, o cenário é bem diferente, o poder de escolha está completamente na mão dos usuários. Podemos acessar pessoas que estão a milhares de quilômetros de nós e ter informações do que está acontecendo no outro canto do mundo e suas novidades.
Então, por fim, podemos afirmar que o Marketing 4.0 é digital, é o momento que vivemos agora, a facilidade em um clique, a compra no alcance a qualquer momento. No marketing 3.0 era importante o relacionamento entre a marca e o consumidor, a interação e soluções criativas, o marketing 4.0 vem pra dizer que se você não é encontrado no Google você não existe!
Por hoje, leitor Aplinno, terminamos.
Agradecemos a leitura e até a próxima.
#aplinnoAgênciadeInovaçõesAplicada
Recommended Posts

PHILIP KOTLER: O GURU DO MARKETING
17/06/2019