fbpx

Inbound Marketing: o que é, para que serve e etapas.

Inbound Marketing: o que é, para que serve e etapas.

Olá, leitor Aplinno,

Na comunicação de hoje iremos conversar sobre inbound marketing. Vamos entender seu conceito e sua importância para o marketing digital.

O que é Inbound Marketing?

Primeiro precisamos compreender que o perfil do consumidor mudou e concomitante a dinâmica de consumo também. Hoje, antes de adquirir qualquer produto, e a internet influenciou esse padrão, a gente primeiro pesquisa e aprende sobre o que queremos consumir o que nos auxilia a sermos mais objetivos na hora de fechar o negócio e, tudo isso sem precisar da ajuda de alguém para intermediar. Ou seja, estamos cada vez mais autônomos.

Bom! Se pesquiso, aprendo sobre o que quero e sei o que quero, obviamente, também sei onde quero realizar esse consumo. E assim chegamos ao conceito de Inbound Marketing – o marketing de atração – porque no inbound marketing é o cliente que procura por sua empresa. Neste processo a empresa explora os canais de busca – blogs, redes sociais e afins – para serem encontradas.

Então, Inbound Marketing são estratégias de marketing que tem por objetivo atrair e converter clientes usando conteúdos relevantes. Ou seja, para manter o contato com os clientes em potencial, a ideia é atraí-lo por meio desses conteúdos relevantes. Para ser eficaz, algumas estratégias são usadas embasadas em conteúdo necessários para o consumidor, tais como criação de artigos, e-books, webinars, vídeos, podcasts e outros. O principal das estratégias é agregar valor para que assim os clientes busquem sua empresa ou serviço. É um processo natural de atração de clientes. Além disso, o inbound marketing auxilia no alcance e no direcionamento das mensagens as tornando muito mais assertivas.

Para que serve o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia do Marketing digital usada por empresas que desejam ganhar autoridade no mercado e, por esse motivo qualquer empresa pode usar o Inbound Marketing como método. É essencial que adaptações sejam feitas conforme seguimento da empresa usando um conteúdo ou conteúdos que ajudem a fortalecer a marca.

Para obter melhores resultados é de suma importância investir em marketing de atração, pois todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas; uma vez que, através de ferramentas específicas é possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha realizada.

Ciente dessas informações é que a empresa otimiza suas campanhas para ter um melhor retorno sobre investimentos – ROI –. Logo, o Inbound Marketing serve para atrair clientes em potencial, fazer conteúdos relevantes, aumentar a visibilidade do negócio, aumentar a autoridade da empresa, otimizar o processo de vendas e etc.

Etapas do Inbound Marketing

A metodologia do inbound marketing atua em quatro etapas principais que faz com que ele seja tão eficiente: atração, conversão, venda e encantamento.

Atração

Primeira etapa, a atração. Neste momento é preciso pensar: como pretendo dar visibilidade a minha empresa? De que forma pretendo atrair pessoas para que a conheça? Ou seja, nesta etapa é importante pensar em como gerar tráfego para os canais digitais da empresa. Fazer com que pessoas desconhecidas se tornem visitantes assíduos, através de conteúdos relevantes.

Conversão

Segunda etapa, a conversão. Neste processo o visitante assíduo precisa virar lead, ou seja, precisa ser transformado em oportunidade real de negócio. Para que esse visitante vire lead, faz-se uma troca com ele, exemplo, ele passa as informações que se precisa para continuar mantendo contato com ele, através de informações, por exemplo, e, em troca oferece um conteúdo de alta qualidade e relevante para ele.

Venda

Após nutrir os leads gerados por meio de mais conteúdos relevantes, é que entramos na terceira etapa, a venda. Nesta etapa é muito importante avaliar quem está no estágio certo para poder fechar o negócio.

Encantamento

A quarta e última etapa é o encantamento, ou seja, encantar os clientes para que eles se tornem os promotores da sua marca e atraia mais clientes para a empresa. Entenda que a relação com o cliente não termina depois da compra; ao contrário, na verdade começa agora a difícil tarefa que tem como objetivo deixar o cliente a cada dia mais encantado pelo seu negócio.

Leitor Aplinno, compreenda que uma etapa está intrinsecamente relacionada a outra, isto é, elas se completam.

 

Por hoje, leitor Aplinno, terminamos.

Agradecemos a leitura e até a próxima.

#aplinnoAgênciadeInovaçõesAplicada


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preciso de ajuda?